Últimas Notícias
recent

O BRASIL NAS COPAS

Por Daniel Nápoli

Estamos em ano de Copa do Mundo e o MOMENTO do ESPORTE trará semanalmente um histórico das participações do Brasil nos Mundiais, desde o primeiro no Uruguai em 1930, até o último, disputada em casa, em 2014.
Além de recordar um pouco da história, a leitura servirá como aquecimento para a 21ª edição do Mundial que acontecerá na Rússia, a partir do  dia 15 de junho.

Um Feliz Ano Novo e uma boa leitura!




1930

Na primeira Copa do Mundo, disputada no Uruguai, a seleção brasileira tinha tudo para fazer uma boa participação, uma vez que, embora o futebol ainda estivesse no amadorismo, possuía ótimos jogadores, principalmente nas equipes paulistas, porém, a briga entre as Federações do Rio de Janeiro e a de São Paulo, às vésperas da convocação para o Mundial, fez com que apenas jogadores  “cariocas” fossem convocados pelo técnico Píndaro de Carvalho.

Foram a primeira Copa do Mundo:
Goleiros – Joel (América) e Velloso (Fluminense)
Zagueiros – Brilhante (Vasco da Gama), Itália (Vasco da Gama), Oscarino (Ypiranga de Nitéroi) e Zé Luiz (São Cristóvão)
Meio-campistas – Benevenuto (Flamengo), Fausto (Vasco  da Gama), Fernando (Fluminense), Fortes (Fluminense), Hermógenes (América), Ivan Mariz (Fluminense) e Pamplona (Botafogo)
Atacantes – Carvalho Leite (Botafogo), Doca (São Cristóvão), Manoelzinho (Ypiranga de Niterói),  Arakén Patuska (Flamengo), Moderato (Flamengo), Nilo (Botafogo), Preguinho (Fluminense), Russinho  (Vasco da Gama), Benedicto (Fluminense) e  Teóphilo (São Cristóvão).

No dia 14 de julho, a seleção brasileira entrou em campo no Estádio Parque Central, em Montevidéu, para estrear nas Copas, contra a Iugoslávia. Sem sua força máxima, o Brasil perdeu por 2x1, com Preguinho marcando o primeiro gol do país em Mundiais.

Nove dias depois, no Estádio Centenário, o Brasil goleou a Bolívia por 4x0, com gols de Preguinho e Moderato (dois gols cada um), porém não foi o suficiente, para a seleção avançar à fase seguinte.

O Brasil voltou para casa, enquanto que o Uruguai, o anfitrião, conquistou a primeira Copa do Mundo da história. Preguinho, terminou como o artilheiro do selecionado brasileiro, com três gols.

Semana que vem, a participação brasileira no Mundial de 1934, disputado na Itália. 



Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUB-20: ITUANO BUSCA REABILITAÇÃO

CONFRONTO REGIONAL COLOCA CAÇULA COM 1 PONTO E TRADICIONAL COM 0. REABILITAÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM Na tarde desta sexta-feira (19) o Sub-...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.