Últimas Notícias
recent

JEJUM DE TÍTULOS




Por Daniel Nápoli

Falta pouco para o início da Copa do Mundo-2018 e com ela, vem o crescimento da ansiedade, tanto dos torcedores, quanto dos jogadores e comissões técnicas das seleções que já sentiram o gostinho de comemorar o título.

Porém, no caso de algumas seleções, atletas que representaram seus países, sequer eram nascidos, quando os compatriotas festejaram a conquista da taça.

A seleção que há mais tempo sofre na “fila” é a uruguaia. Desde o “Maracanazzo” em 1950, o Uruguai não sabe o que é ser campeão mundial. Em 68 anos de jejum, o mais próximo que a Celeste Olímpica chegou de voltar a comemorar, foi nas Copas de 1970 e 2010, quando chegou até a semifinal.


Em segundo na ingrata lista, aparece a Inglaterra. Depois de ganhar sua primeira e única Copa, em casa, no ano de 1966, vive um jejum de 52 anos. Apesar de ter contato com outras gerações de grande talento, o máximo que conseguiu foi chegar até a semifinal do Mundial de 1990, disputado na Itália.

A nossa vizinha Argentina é a terceira colocada no ranking. Depois de faturar o bicampeonato, no México, em 1986, quando contava com o genial Diego Maradona, a albiceleste amargou frustrações, com jogadores de grande talento, porém a “fila” de 32 anos permanece. Os argentinos estiveram próximos da taça em 1990 e em 2014, quando perderam na final do torneio para a Alemanha.


Após festejar a conquista de sua única Copa, em casa, no ano de 1998 a França permanece na espera por mais uma taça, há 20 anos. O bicampeonato esteve perto em 2006, mas uma derrota para a Itália, nos pênaltis, na grande final, frustrou o sonho francês.



O quinto lugar do ranking, pertence ao Brasil. Há 16 anos sem soltar o grito de campeão mundial, o Brasil faturou o penta em 2002, na Copa da Coreia do Sul e do Japão e desde então, vem amargando decepções. Em 2014, em casa, a seleção brasileira chegou o mais próximo do hexa, ao chegar na semifinal. Porém, acabou atropelada pela Alemanha por 7x1.Na decisão do terceiro lugar, outra derrota. A algoz foi a Holanda (3x0).

Tetracampeã mundial, a Itália não festeja um título há 12 anos. Fora da Copa-2018, os italianos já podem acrescentar mais quatro anos de espera. Ao contrário das campeãs acima citadas, a Azzurra não esteve nem perto de repetir o feito de 2006, sendo eliminada de maneira desastrosa, ainda na primeira fase dos Mundiais de 2010 e 2014.

Em último no ranking (pois a Alemanha não conta por ser a atual campeão mundial), está a Espanha. Tendo conquistado seu único título em 2010, na África do Sul, os espanhóis chegam à Rússia em uma “fila” de oito anos, após ter sido eliminada de forma surpreendente na primeira fase da Copa-2014, disputada no Brasil.




Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima e o Ituano ainda não se reforçou o suficiente. Apresentou dois reforços, o lateral Eduardo Di...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.