Últimas Notícias
recent

Futebol Profissional

COMEÇA OFICIALMENTE A TEMPORADA 2012 DO FUTEBOL BRASILEIRO

Por Daniel Nápoli

Hoje à partir das 19h30, será aberta oficialmente a temporada 2012 do futebol brasileiro, com a abertura do Campeonato Gaúcho. O jogo inaugural será entre Novo Hamburgo e o Internacional, no Estádio do Vale.

Maior vencedor do Gaúchão com 40 títulos e atual campeão, o Colorado a princípio usará o Estadual como laboratório para a disputa da Taça Libertadores da América. Mesmo sendo prioridade o torneio continental, o técnico Dorival Júnior descarta "abandonar" o regional.

O Grêmio, com 36 regionais em sua galeria, espera voltar aos dias de glória. Reforçado pelo "gladiador" Kléber no ataque, o tricolor comandado por Caio Júnior espera voltar a vencer a competição Estadual para ficar de bem com a torcida e ganhar tranquilidade para as disputadas da Copa do Brasil e do Brasileirão.

Com Internacional e Grêmio envolvidos paralelamente com Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente, é inevitável pensar em uma possível "zebra" no caminho dessas duas equipes. Embora no papel pareça quase impossível que o caneco deixe de ficar entre Colorado e Tricolor, times tradicionais como Juventude e Caxias, encabeçam a lista de "intrusos", assim como Ypiranga, Veranópolis e Cruzeiro, equipes de menor porte, mas que também almejam atrapahar a hegemonia Inter-Grêmio.

O sistema de disputa do Gaúchão-2012 é o mesmo dos últimos anos, com 16 equipes dividadas em dois grupos de oito. No Primeiro Turno, denominado Taça Piratini, os times jogam contra os adversários do outro grupo, e os quatro primeiros se classificam para a semifinal em disputada de jogo único até até a final.

Já no Segundo Turno, denominado Taça Farroupilha, as equipes jogam contra os adversários do seu grupo, com os quatro primeiros se classificando para os jogos da etapa seguinte até a decisão, sempre em jogo único.

Os times vencedores das Taças Piratini e Farroupilha fazem dois jogos finais, que definirão o Campeão Gaúcho 2012. O mando de campo do segundo jogo da fase final será da equipe que tenha obtido o melhor retrospecto técnico desde a primeira fase, com exceção da fase final. Caso o mesmo time ganhe ambas as taças, este será declarado campeão automaticamente. Os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para a Segunda divisão de 2013.

Está aberta a temporada 2012 do futebol canarinho!
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima e o Ituano ainda não se reforçou o suficiente. Apresentou dois reforços, o lateral Eduardo Di...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.