Últimas Notícias
recent

Futebol Internacional

DOMÍNIO ESPANHOL NO FUTEBOL

Por Daniel Nápoli

Com a definição dos semifinalistas da Liga Europa 2011-2012, ficou mais do que claro o domínio espanhol exercito nos últimos tempos no futebol. Das quatro equipes restantes, três pertencem à Espanha (Atlhletic Bilbao, Atlético de Madrid e Valência). O único clube intruso, trata-se do Sporting Lisboa-POR. Sem falar nas equipes do Barcelona e Real Madrid, que estão entro os semifinalistas da Liga dos Campeões.

A possibilidade de mais uma conquista internacional do futebol espanhol não é um espanto se formos levar em consideração as últimas temporadas.Desde a conquista da Liga dos Campeões de 2006 por parte do Barcelona, que a Espanha não pare de comemorar títulos.

Além da edição de 2006, o Barça de lá para cá conquistou mais duas Ligas dos Campeões (2009 e 2011) duas Supercopas Européias (2009 e 2011)e mais um Mundial de Clubes (2011), sendo a equipe espanhola mais bem sucedida no período.

Assim como o clube catalão, o Sevilha tratou de manter o futebol do país em alta, com o bicampeonato da Copa da UEFA (atual Liga Europa), e uma Supercopa Européia, entre 2006 e 2007, sendo que no ano da última conquista, a final foi diante do Espanyol.

Com uma Liga Europa e uma Supercopa Européia (ambas em 2010), o Atlético de Madrid também ajudou a manter o domínio espanhol.

Não bastassem os clubes, a seleção também ajudou a garantir o respeito do mundo, em relação ao futebol espanhol. Com a conquista da Eurocopa de 2008 e da Copa do Mundo de 2010, a “Fúria”, com a maioria de seus jogadores atuando no país, o mundo parou para saber como a Espanha passou a dominar no futebol.

A resposta é complexa, sendo encontrada desde o fortalecimento da base dos clubes, com a aplicação do mesmo estilo de jogos em diferentes categorias, até à manutenção de talentos nas principais equipes e na valorização das instituições, sem contar no forte poder econômicos das mesmas.

O tempo que a Espanha permanecerá como o país a ser batido, não sabemos, mas há uma certeza. A forma na qual o futebol passou a ser trabalhado naquele país, deve ser copiado em outras nações urgentemente, já que ficou mais do que provado que os frutos serão colhidos, mesmo à médio-longo prazo.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMADORZÃO TEVE GOLS EM TODOS OS JOGOS

TERCEIRA RODADA   TEVE APENAS UMA GOLEADA.   A REDE BALANÇOU EM TODOS AS PARTIDAS   Primeiro gol do Juventus no empate em 2x2 contra o Res...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.