Últimas Notícias
recent

Curiosidades do Esporte

10 ANOS DA CONQUISTA DO PENTA

Por Daniel Nápoli

Há exatos 10 anos, no dia 30 de junho de 2002, em Yokohama, no Japão, o Brasil conquistava o pentacampeonato mundial de futebol, ao bater a Alemanha por 2x0 (dois gols de Ronaldo).O Mundial de 2002, disputado na Coréia do Sul e no Japão, ficou marcada como a Copa da superação

 Superação para Ronaldo, que depois de ser chamado por parte da torcida e até mesmo da imprensa  de "amarelão", devido a sua convulsão até hoje misteriosa e a perda da Copa-1998 para a França de Zidane e nas temporadas seguintes convivido com seguidas e sérias lesões que o ameaçaram de não disputar a Copa-2002, deu a volta por cima e foi o principal nome da conquista do penta, sendo o artilheiro do torneio com oito gols, sendo dois deles na grande final. O camisa nova chegou à Copa como Ronaldinho, a incógnita e saiu como o grande Ronaldo, o Fenômeno.

Superação também para Rivaldo, que conviveu durante as eliminatórias para a Copa, com seguidas críticas da imprensa e da torcida, pelo fato de não conseguir repetir os mesmos desempenhos fantásticos que tinha no Barcelona (onde foi eleito o melhor do Mundo em 1999) com a camisa da seleção. Se não bastassem as críticas, uma lesão no joelho quase o impediu de defender o país no torneio. Mas assim como Ronaldo, Rivaldo deu um "bico" nas adversidades tornando-se uma das peças fundamentais para o Brasil garantir a taça, tendo grandes atuações diante da Bélgica (oitavas), Inglaterra (quartas) e na grande final, diante da Alemanha, quando realizou um corta-luz, que foi um "meio gol" para que o Fenômeno anotasse o segundo tento da seleção canarinho na partida. Depois do Camisa 9, Rivaldo foi o grande nome do país na competição.

Superação para Marcos, que depois de falhar de forma decisivia sob os olhares de Felipão na final do Mundial Interclubes de 1999, diante do Manchester United, realizou grandes defesas e se tornou ainda mais São Marcos para finalmente em 2002 conquistar o Mundo.


Superação também para Felipão. O treinador que perdeu com Grêmio (1995) e Palmeiras (1999) o Mundial de Clubes, e sofreu com seus comandados nas eliminatórias para a Copa-2002, barrou Romário que "voava" em campo, além de ter sido o grande nome da seleção na Copa-1994 e insistiu em jogadores coo Ronaldo e Rivaldo, grandes nomes, mas que devido as suas lesões, eram grandes dúvidas. O comandante levou para a Copa um time desacreditado e voltou como herói.

Mais que que vencer a Copa do Mundo, Marcos, Cafú, Lúcio, Roque Júnior, Roberto Carlos, Edmílson, Gilberto Silva, Ricardinho, Denílson Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Ronaldo e cia, ajudaram a reerguer o futebol brasileiro, que após a perda da Copa-1998 tornou-se alvo de críticas e descrédito.




Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUNINHO PAULISTA COBIÇADO PELO VASCO

GIGANTE DA COLINA BUSCA NOVO DIRETOR DE FUTEBOL E ESTICA OLHOS PARA O GESTOR DO ITUANO Com a demissão de Alexandre Mattos pelo Vasco da Gama...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.