Últimas Notícias
recent

Curiosidades do Esporte

100 ANOS DO CLÁSSICO FLA-FLU


Por Daniel Nápoli

Há exatos 100 anos, no dia 7 de julho de 1912, Flamengo e Fluminense entravam em campo para se enfrentar pela primeira vez na história. A vitória ficou com o tricolor das Laranjeiras (3x2)e naquele dia, Calvert, jogador do Fu, marcou o primeiro gol da história do centenário confronto.

Se muitas equipes vão tornando-se rivais ao longo dos anos, devido a duelos marcantes, podemos dizer que o primeiro jogo entre Flamengo x Fluminense já nasceu um duelo a parte. Isso porque, nove jogadores então titulares do respeitadíssimo tricolor, descordando de muitas coisas dentro do clbue, acabaram por sair das Laranjeiras e abrindo o departamento de futebol no Flamengo. Nascia assim uma das maiores rivalidades não só do futebol carioca, mas de todo o futebol brasileiro e mundial.

Ao longo de um século, tricolores e rubronegros se enfrentaram por 390 vezes. Sendo 139 vitórias do clube da Gávea, contra 123 do Flu, além de 128 empates. O Fla marcou 568 gols contra 518. Oficialmente, decidiram 11 campeonatos (todos estaduais) e dessa vez a vantagem é toda do Fluminense: oito títulos contra três do rival, sendo que o mais especial para o time das Laranjeiras foi o último conquistado no ano de 1995, quando o gol do título foi marcado por Renato Gaúcho (tento antológico de barriga - foto), dando o caneco para o clube no ano do centenário do Flamengo. Outra decisão marcante, foi a do Carioca de 1963, quando foi registrado o recorde mundial de público em uma partida de clubes. Mais de 194 mil pessoas assistiram ao empate por 0x0 que garantiu o título ao Mengo.

O Fla-Flu já teve muitos personagens, como Leônidas da Silva, Zagallo, Dida, Carlos Alberto Torres, Rivellino, Assis, Washington, Renato Gaúcho, Júnior, Nunes, Romário, Edmundo  entre tantos outros, mas nenhum deles brilhou mais do que Zico (foto ao lado). O galinho de Quintino é o maior artilheiro da história do clássico com 19 gols, sendo quatro deles anotado em um único jog no ano de 1976, contra a famosa máquina tricolor.

A maior goleada do Fla-Flu teve realização no ano dia 10 de junho de 1945, em jogo válido pelo Torneio Municipal. Na ocasião, o mais querido do Brasil bateu o Flu por 7x0.

Amanhã, Flamengo x Fluminense se enfrentarão no Engenhão pela 8ª rodada do Brasileirão. De um lado o rubronegro campeão mundial, campeão da Libertadores, seis vezes campeão brasileiro e 32 vezes campeão carioca. Do outro lado o tricolor, tricampeão brasileiro e 31 vezes campeão carioca. Assim que a bola rolar, mais do que os títulos citados, entrarão em campo 100 anos de uma bela história!




Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PERDE OUTRO ATACANTE PARA O DEPARTAMENTO MÉDICO

PABLO LESIONOU-SE EM UM TREINAMENTO NA SEMANA E DEVERÁ FICAR NO DM POR PELO MENOS SETE MESES   O atacante chegou em 2023 e marcou um gol c...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.