Últimas Notícias
recent

Especial Palmeiras



DE PALESTRA ITÁLIA À PALMEIRAS

Por Daniel Nápoli

Foto: Blog Memória Alvi-Verde

Depois de ganhar mais três campeonatos paulista nos anos 1930 (1932, 1933 e 1934) e um no início dos anos 1940, o Palestra Itália passou por momentos de tensão.

Durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1942, o clube foi obrigado a mudar de nome, passando de Palestra Itália para Sociedade Esportiva Palmeiras. Isso porque o Brasil, na época governado pelo presidente Getúlio Vargas, declarou guerra aos país do “Eixo” (Alemanha, Itália e Japão), ficando com os países “Aliados” (EUA, URSS, Grã-Bretanha, França, entre outros). Sendo assim, a instituição teria de alterar seu nome para em nada lembrar os italianos, seus inimigos de guerra.


Segundo informações na época, dirigentes do São Paulo Futebol Clube é que estariam por trás, pressionando as autoridades para que o Palestra mudasse de nome, respeitando a legislação nacionalista vigente na época. À partir do episódio, de uma simples rivalidade nos gramados, nasceu uma inimizade entre alviverdes e tricolores.

No mesmo ano, em sua primeira partida com o novo nome (Palmeiras), o clube sagrou-se campeão paulista pela oitava vez ao bater o próprio São Paulo na decisão por 3x1 gols de Cláudio, Del Nero e Etchevarrieta), com os tricolores abandonando o gramado antes do final do jogo, irritados após a marcação de um pênalti para o Verdão.

Na oportunidade, torcedores e jogadores palmeirenses diziam orgulhosos: “Morreu líder e nasceu campeão”, em alusão à mudança do nome da instituição.

Na histórica partida, o Palmeiras atuou com o seguinte time: Oberdan; Junqueira e Begliomini; Zezé Procópio, Og e Del Nero; Cláudio, Valdemar Fiúme, Villadoniga, Lima e Etchevarrieta. O técnico era Del Debbio.




Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.