Últimas Notícias
recent

Especial Palmeiras


VERDÃO NO TOPO DA AMÉRICA


Foto: Diário de Pernambuco
Por Daniel Nápoli 

O ano de 1999 foi um ano especial para o torcedor alviverde. Contando com grandes nomes em seu elenco, como Velloso, Marcos, Arce, Cléber, Júnior, Zinho, Alex, Evair, Oséas, Paulo Nunes e cia, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Verdão chegou forte à Copa Libertadores da América.

A experiência de Felipão e de alguns de seus comandados, campeões da principal competição da América do Sul, pelo Grêmio, no ano de 1995, foi fundamental para controlar os nervosos do restante do elenco e da torcida, que após ver o São Paulo ser bicampão do torneio, em 1992 e 1993, passou a ver a Libertadores como seu grande objetivo.

Após batalhas épicas contra Vasco, Corinthians e River Plate, o Palmeiras chegou à decisão contra o Deportivo Cali-COL. Assim como nas fases anteriores, as partidas não foram nada fáceis. No primeiro jogo, em Cali, o time alviverde que disputava a sua terceira final na história da competição, saiu derrotado por 1x0.

O jogo de volta, disputado no Parque Antártica, viu um Palmeiras bastante aguerrido, chegando com facilidade ao gol adversário, mas a bola insistia em não entrar. Somente na segunda etapa, com gols de Evair e Oséas, o Verdão conseguiu balançar as redes. Seria o suficiente para garantir o título inédito, não fosse o gol de Zapata, cinco minutos depois de Evair ter aberto o placar.

A disputa do título foi para os pênaltis. A torcida vivia um drama parecido com a decisão da vaga para semifinal contra o arquirrival Corinthians. Mais uma vez brilhou a estrela do jovem goleiro Marcos, que assumiu a titularidade no decorrer da competição, após contusão de Velloso. O camisa 12 defendeu a penalidade de Bedoya e viu Zapata, que marcara um gol no tempo normal, mandar sua cobrança para fora. Vitória palmeirense por 4x3 nos pênaltis e título assegurado. Depois de muito planejamento e muito sofrimento, o Palmeiras era campeão da América e garantia sua vaga para o Mundial Interclubes, que seria disputado no Japão, em dezembro daquele ano.
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.