Últimas Notícias
recent

Futsal


CAMPEÃ, SEME ITU/CENTRO NÃO RECEBE TROFÉU E MEDALHAS 

Burocracia impede a premiação, frustrando garotos Sub-11 e Sub-13 e revoltando pais




Na manhã de sábado, no Ginásio Presidente Ciro II, da Federação Paulista de Futebol de Salão, os times da Seme Itu/Centro Sub-11 e Sub-13 fizeram as finais do Campeonato Estadual.

O Sub-11 venceu o Francisco Morato por 3x0 e conquistou o título de campeão, algo inédito na história do Futsal ituano. Já o Sub-13 acabou sendo derrotado para o Oportunity, de Bragança Paulista, 1x4, e ficou com o vice campeonato. Um fato histórico, também, pois uma equipe Sub-13 de Itu jamais havia chegado a uma final.

Troféu foi "emprestado" para foto e depois devolvido
Mas a grande surpresa do dia acabou mesmo ficando para o fim dos jogos, na hora da premiação. Alegando a falta de pagamento por parte da Prefeitura de Itu, a Federação Paulista de Futebol de Salão recusou-se a entregar aos garotos os respectivos troféus e medalhas.

O fato causou trauma nos meninos e revolta nos pais que, em bom número compareceram ao ginásio. Além dos técnicos Alexandre Evangelista, do Sub-11 e Cesinha Silveira, do Sub-13, não havia com a delegação nenhum dirigente da Seme ou da Liga Nova Itu de Futsal.

O MOMENTO DO ESPORTE apurou que a dívida era de aproximadamente R$ 3 mil, referente a taxas administrativas como inscrições e ambulância e aluguel do ginásio.

Ainda segundo as informações colhidas junto aos técnicos e junto aos pais dos atletas, a Seme, por intermédio do diretor Giba e o secretário Carlinhos Bertagnoli, iriam saldar o compromisso antes dos jogos, o que acabou não acontecendo.

Justificativa - Procurando ver o outro lado dos acontecimentos, a reportagem do Periscópio contatou Carlinhos e também Paulo Curió que além de funcionário da Seme, é o presidente da Liga Nova Itu de Futsal.

Garotada sem troféu e sem medalhas: pais revoltados
O secretário de Esportes Carlinhos Bertagnolli mostrou-se bastante chateado com os acontecimentos e sua alegação é que "há trâmites legais para os pagamentos por parte da Prefeitura. Não é como uma empresa comum que se faz o pagamento e depois se pega a nota... O valor precisa ser empenhado, há prazos", disse.

Mas o que até então não se sabia é que "há uma Lei federal que impede a Prefeitura a fazer pagamentos à empresas ou entidades cujo CNPJ estejam negativados e esse é o caso da Federação Paulista de Futebol de Salão. Mesmo assim na tarde de sexta-feira, véspera dos jogos, tentei várias vezes manter contato telefônico com a Federação, mas não consegui", alegou.

Carlinhos disse que as equipes da Seme já disputaram vários campeonatos na Federação e jamais deixou de pagar todas as taxas. "O que faltou foi compreensão e jogo de cintura por parte da Federação. Afinal poderiam dar as medalhas e os troféus, porque já havíamos nos comprometido a pagar", desabafou Carlinhos.

"O pagamento a Prefeitura faz ao GIA - Grêmio Ituano de Árbitros, que neste caso, repassa à Federação. E isso não é só com o Futsal, mas com várias outras modalidades. Fiquei muito chateado também porque algumas pessoas misturaram a parte profissional com a pessoal. Aqui cada centavo que é gasto tem de ser justificado, assim foi e assim será", finalizou Bertagnolli.

Quanto a Paulo Curió, presidente da Liga Nova Itu de Futebol de Salão, este encontra-se em gozo de férias, em Minas Gerais. A reportagem entrou em contato com ele por telefone. "Lamento muito que tudo isso tenha acontecido. A garotada jogou brilhantemente e conquistou os títulos de campeão e vice por merecimento, essa parte burocrática poderia se resolver depois", afirmou.
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOURA NÁPOLI - SEMPRE ATENTO

ESPERANÇA DE CAMPANHA SEM SUSTOS Estamos as portas da Série B 2024 e o Ituano, sem alardes, vai montando um elenco modesto – bem modesto –...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.