Últimas Notícias
recent

Curiosidades do Esporte


CORINTHIANS X SANTOS: UMA DECISÃO CENTENÁRIA

Por Daniel Nápoli


No ano em que completa 100 anos de história, o clássico Corinthians x Santos decidirá o Campeonato Paulista 2013, com o primeiro jogo da final sendo disputado domingo, no Pacaembu. O jogo de volta, está marcado para o dia 19 de maio, na Vila Belmiro. Esta será a sétima decisão entre o Timão e o Peixe em competições oficiais, sendo a sexta válida pelo Estadual.

Embora o alvinegro do Parque São Jorge leve a melhor em número de vitórias no clássico (123 contra 102), em finais de campeonato quem tem a vantagem é o alvinegro praiano (4x2).

O primeiro jogo da história entre Corinthians x Santos, ocorreu no dia 22 de junho de 1913, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. Ainda sem o status de clássico (que só viria a ocorrer nos anos 1950), o jogo terminou com uma goleada do Peixe por 6x3. Mas ambos só decidiram um título em 1931. Válida pelo estadual do ano anterior, a primeira decisão entre os alvinegros terminou com título corintiano, após goleada por 5x2. A revanche pelos lados da Vila veio quatro anos depois, também pelo Paulista.
 
Com o confronto tendo status de clássico, os dois clubes só voltaram a se enfrentar em decisões de título no ano de 1984. Então bicampeão paulista, o Corinthians foi parado pelo Santos de Serginho Chulapa e cia. Esta foi a última final do século entre as agremiações, que no século XXI, em pouco mais de uma década, fizeram a rivalidade “acirrar”, com confrontos eletrizantes, até mesmo internacionalmente.

No ano de 2002, Corinthians x Santos decidiram o Campeonato Brasileiro. De um lado a experiência do alvinegro do Parque São Jorge, que vinha da conquista da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo sob o cmando de Carlos Alberto Parreira, do outro o técnico Leão e a juventude e Robinho, Diego, Elano e cia. Com dribles desconcertantes e um futebol envolvente, Robinho comandou o título do Peixe, após dois emocionantes duelos. O Santos voltava a conquistar o Brasil.

Mais tarde, sete anos depois para ser mais preciso, uma nova geração de “Meninos da Vila” era formada, liderada por Neymar e Ganso. O adversário da final mais uma vez era o Corinthians, mas agora estava em jogo o Campeonato Paulista. Se o Peixe tinha Neymar e Ganso, o Timão contava com Ronaldo, que driblou a desconfiança e comandou o alvinegro da capital em mais uma conquista, tendo no primeiro jogo da final, disputado na Vila Belmiro, uma atuação de gala, na vitória por 3x1.

Dois anos mais tarde, os “Meninos da Vila” já estavam amadurecidos e com Neymar inspirado, o clube então campeão paulista, faturou o bicampeonato em cima do Corinthians que ainda se recompunha de uma eliminação ainda na Pré-Libertadores.

Por falar em Libertadores, no ano passado, Corinthians x Santos mediram forças no torneio continental pela primeira vez. Em dois jogos eletrizantes, os comandados de Tite eliminaram o alvinegro da Vila, então campeão da América, abrindo caminho para sua inédita conquista.
 

Corinthians x Santos, Santos x Corinthians, um clássico recheado de história,s cheio de decisões, goleadas, craques e que a partir deste ano passará a ser centenário.
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO ANUNCIA ATACANTE ZÉ EDUARDO

JOGADOR FOI VICE-ARTILHEIRO DO CATARINENSE E TEM EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL Na tarde desta quarta-feira (17/04/24) o Ituano anunciou a cheg...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.