Últimas Notícias
recent

Especial Copa do Mundo


MINHA COPA INESQUECÍVEL

Por Daniel Nápoli


Hoje o post “Minha Copa Inesquecível” traz o jornalista e escritor Rodrigo Stucchi, que nos conta qual foi o Mundial que lhe marcou.

Boa leitura!


Rodrigo Stucchi, 32, jornalista e escritor


Minha Copa do Mundo inesquecível foi a de 1994, quando o Brasil sagrou-se tetracampeão mundial. E essa história começou depois que os “gênios” Parreira e Zagallo foram obrigados a dar o braço a torcer e se curvar ao talento de Romário, convocado apenas para a última partida das eliminatórias para a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Nessa oportunidade, o Brasil estava quase fora do Mundial pela primeira vez! Precisando da vitória, os desesperados técnicos tiveram que convocar o baixinho, que acabou com o jogo. 2 a 0 em cima do Uruguai e passaporte carimbado, no sufoco.

Para mim, foi aí que começou a trajetória do tetra. Amante que sou dos grandes espetáculos, esta Copa ter se tornado inesquecível é quase que uma contradição. Afinal, foi a Copa do “jogo feio”, da marcação, do “futebol de resultado”. Coisas que não aprovo. Porém, foi a Copa que consagrou Romário como um dos grandes jogadores de todos os tempos, na minha opinião. Foi a primeira vez que vi o Brasil ser campeão.

Muito se fala “Daquele Momento” em que visualizamos o título de determinada equipe. Quando os amantes da bola soltam a frase “esse time tá com sorte de campeão...” A fase quartas-de-final da Libertadores nos traz três exemplos: Eu visualizei o Corinthians campeão no ano passado quando o Cássio defendeu aquele chute do Diego Souza e vi o Atlético-MG ser campeão este ano depois que São Victor defendeu o pênalti de Riascos, do Tijuana, aos 48 minutos do 2º tempo, ainda pelas quartas-de-final (mesmo que os guerreiros mineiros possam não levantar o caneco). Em 1994, não por coincidência também pelas quartas-de-final, eu vi o Brasil ser tetra depois que o baixinho tirou seu corpo da trajetória da bomba que o lateral Branco disparou do meio da rua, cravando o terceiro gol do Brasil contra a Holanda, no jogo mais espetacular e emocionante daquela Copa: 3 a 2, os cinco marcados no 2º tempo.

Hoje, busco presenciar espetáculos como estes, pois é isso que fica em nossa memória e que fazem do futebol um esporte tão maravilhoso, que emociona tanta gente no mundo inteiro. Viva o jogo bonito!


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.