Últimas Notícias
recent

Especial Copa do Mundo

A ORIGEM DOS MUNDIAIS


Por Daniel Nápoli

A primeira Copa do Mundo organizada pela FIFA, teve realização no Uruguai, no ano de 1930.  A escolha da sede da primeira edição do mundial foi feita um ano antes, em uma conferência na cidade de Barcelona-ESP.

O país sul-americano foi o grande escolhido, pois celebraria o centenário de sua independência em 1930, além disso, vinha de um bicampeonato olímpico no futebol.

Ao todo, 13 seleções disputaram a edição inaugural do Mundial, não havendo a disputa das eliminatórias para a classificação das mesmas.

Entre 13 e 30 de julho, Uruguai, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru, Paraguai México, EUA, França, Bélgica, Iugoslávia e Romênia disputaram a taça Jules Rimet.

Na primeira fase, as seleções foram divididas em um grupo de quatro e três grupos de três: Argentina, Chile, França e México (Grupo 1); Iugoslávia, Brasil e Bolívia (Grupo 2); Uruguai, Romênia e Peru (Grupo 3); EUA, Paraguai e Bélgica (Grupo 4).

De acordo com o regulamento, somente os primeiros colados de cada grupo avançavam até as semifinais, sendo assim, Argentina, Iugoslávia, Uruguai e EUA, seguiram firmes na luta para garantir o primeiro título mundial da história do futebol.

A primeira semifinal foi disputada entre argentinos e norte-americanos. Os EUA, que ainda não haviam levado nenhum gol na Copa (havia anteriormente disputado dois jogos), levou seis da Argentina, que se classificou para a primeira final da história do Mundial com um 6x1 no placar. Na outra semifinal, os donos da casa fizeram valer seu favoritismo e pelo mesmo placar, despacharam a Iugoslávia. 

No dia 30 de julho, foi disputada a grande final. Uruguai e Argentina, finalistas dos Jogos Olímpicos de Amsterdã-1928, haviam confirmado seu favoritismo e chego a primeira final da história das Copas.

O Estádio Centenário, em Montevidéu, recebeu mais de 68 mil pessoas que viram os donos da casa abrirem o marcador com Dorado. Engasgada com a derrota sofrida na final olímpica dois anos antes, a Argentina virou o jogo com gols de Peucelle e Stábile (o artilheiro do Mundial).

Na segunda etapa, contando com o apoio da torcida, a Celeste Olímpica não permitiu a revanche dos rivais e com gols de Cea, Iriarte e Héctor Castro, garantiram a vitória de virada por 4x2 e o título mundial .

Para delírio dos uruguaios, sua seleção era a primeira campeã mundial da história. Nascia assim o torneio que passaria mexer com a emoção de bilhões de pessoas em todo mundo ao longo das décadas seguintes.







Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOURA NÁPOLI - SEMPRE ATENTO

ESPERANÇA DE CAMPANHA SEM SUSTOS Estamos as portas da Série B 2024 e o Ituano, sem alardes, vai montando um elenco modesto – bem modesto –...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.