Últimas Notícias
recent

Curiosidades da Copa do Mundo


O TABU DO BICAMPEONATO

Por Daniel Nápoli

Desde o italiano Vittorio Pozzo (foto abaixo) que comandou a Itália bicampeã mundial em 1934 e 1938, nenhum outro treinador conseguiu repetir o feito de conquistar mais de um titulo da Copa, seja de forma consecutiva ou alternada. O brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo e o argentino Carlos Bilardo foram os técnicos que mais chegaram perto de quebrar o tabu.

É bem verdade que Zagallo foi campeão mundial com a seleção brasileira em 1958, 1962, 1970 e 1994, mas nas duas primeiras atuou como jogador, sendo que em 70 era o treinador e em 94 era o auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira. O “Velho Lobo”, após comandar o Brasil na conquista do tri, seguiu como técnico do selecionado na Copa seguinte, disputada na Alemanha, mas caiu nas semifinais daquele torneio, sucumbindo à forte seleção da Holanda, de Cruyff e cia.  Anos mais tarde, voltou a dirigir a seleção canarinho, chegando à final do Mundial de 1998, disputado na França, mas viu seu país ser atropelado pelos donos da casa por 3x0.


Já Bilardo sagrou-se campeão mundial no comando técnico da Argentina na Copa de 1986 e levou seu país novamente à final no Mundial seguinte, realizado na Itália. Se na primeira vez, os argentinos levaram a melhor sobre a Alemanha, na segunda oportunidade Carlos viu suas chances de título terminarem ao perder a decisão para a mesma Alemanha.

Agora, em 2014,  dois treinadores pode por fim a esse tabu de quase 76 anos. Um é o brasileiro Luiz Felipe Scolari (foto acima). Embora sua primeira e até agora única conquista de Copa tenha sido pelo Brasil em 2002, Felipão, mesmo não sendo de forma consecutiva, pode levar o bicampeonato em entrar ainda mais na história do futebol. Atuando em casa e já tendo a experiência de uma conquista em 2002 e de ter levado Portugal a uma semifinal de Copa (2006), após 40 anos de ausência, a expectativa é grande.

Outro treinador que pode acabar com o tabu que persiste há décadas é o espanhol Vicente Del Bosque (foto acima). Atual campeão mundial com a Espanha, Del Bosque sabe que ao lado do Brasil sua seleção é uma das principais favoritas a taça. Vem credenciado após o bicampeonato na Europa de 2012, embora o favoritismo tenha sido um pouco arranhado após o vice na Copa das Confederações do ano passado.
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUB-20: ITUANO BUSCA REABILITAÇÃO

CONFRONTO REGIONAL COLOCA CAÇULA COM 1 PONTO E TRADICIONAL COM 0. REABILITAÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM Na tarde desta sexta-feira (19) o Sub-...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.