Últimas Notícias
recent

Futebol Paulista

COMEÇA O PAULISTÃO-2014

Por Daniel Nápoli




Tem início hoje a 113ª edição do Campeonato Paulista da Série A-1. Assim como nos anos anteriores, 20 clubes irão disputar o título estadual, mas para esta edição há uma novidade no regulamento.

As equipes participantes foram divididas em quatro grupos de cinco clubes cada. Todos jogarão contra os times dos demais grupos, menos os de sua chave e ao final das 15 rodadas os dois times com mais pontos dentro seu grupo irão se classificar para as quartas-de-final, disputada em jogo único, com o mando de campo da equipe melhor classificada.  Já os quatro clubes com menos pontos ao longo da fase da classificação (independente da chave) serão rebaixados à Série A-2 do estadual de 2015.

Com um regulamento diferente dos últimos anos, a competição promete ser ainda mais acirrada, já que um vacilo poderá custar a classificação ou até mesmo a permanência na elite do estadual.

Outra diferença das edições anteriores pode ser vista nos chamados “Clubes Grandes”. Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras começam a temporada visando dias melhores, após um 2013 pouco proveitoso.

Campeão de quase tudo o que disputou no ano de 2012, o Corinthians venceu o Paulista de 2013, assim como a Recopa, mas uma eliminação precoce na Copa Libertadores (o grande objetivo do time na temporada), a queda nas quartas de final da Copa do Brasil e uma fraca campanha no Campeonato Brasileiro  no ano passado, fizeram com que o alvinegro do Parque São Jorge chegasse ao ano novo sem poder disputar a Libertadores. Agora sem Tite, treinador que estava no Timão desde 2011 e havia conquistado um Mundial de Clubes, uma Libertadores da América, uma Recopa, um Campeonato Brasileiro e um Campeonato Paulista, o atual campeão estadual aposta na volta de Mano Menezes e na manutenção de seus principais nomes para iniciar 2014 com a conquista do bicampeonato e quem sabe fazer do Paulistão um aquecimento para uma vitoriosa temporada. Para isso, Mano espera fazer renascer o bom futebol de jogadores como Emerson Sheik e Alexandro Pato (foto acima), o último contratado a peso de ouro no final de 2012 e embora tenha se livrar das seguidas lesões esteve longe de empolgar a Fiel torcida.


Depois de passar três temporadas seguidas conquistando pelo menos dois títulos no ano, o Santos passou 2013 em branco. Com a saída de Neymar e de Muricy Ramalho do comando do Peixe, após o vice-campeonato paulista, a equipe acabou por realizar uma modesta campanha na Copa do Brasil e no Brasileirão. Sem disputar a Libertadores pelo segundo ano consecutivo, o alvinegro aposta na manutenção de sua base e no treinador Oswaldo de Oliveira, que recolocou o Botafogo no caminho dos títulos e das vitórias novamente, para começar 2014 sorrindo, chegando a sua quarta sexta final consecutiva de estadual e diferente do ano passado, conquistar a taça. Para tornar o sonho realidade, o clube aposta também na chegada do atacante Leandro Damião (foto acima), para estufar as redes adversárias.


Após cumprir o principal objetivo de 2013, que era o retorno à elite do futebol Brasileiro, o Palmeiras entre em 2014, ano de seu centenário com a missão de acabar com as desconfianças e as crises que rondaram e ainda rondam o clube. A manutenção de Gilson Kleina e da base campeão da Série B, somando com a chegada de reforças como Lúcio, Victorino e França, fazem do Verdão um dos candidatos ao título, já que em um campeonato de “tiro curto”, o entrosamento é fundamental para resultados “imediatos”. Sem comemorar um título estadual desde 2008, o alviverde aposta no faro de gol de Alan Kardec (foto acima) e Leandro para voltar a fazer a festa no Estado. Nome da última conquista do Paulista pelo Verdão, Valdívia poderá ser outro fator de desequilíbrio, caso cheguem ao fim suas incontáveis lesões.

Campeão Paulista pela última vez em 2005, o São Paulo quer iniciar 2014 soltando o grito de campeão para por definitivamente uma pedra no conturbado ano de 2013. Para isso o clube manteve Muricy Ramalho, nome que retornou ao Morumbi no meio da temporada passada e “salvou” a equipe de um provável rebaixamento no Brasileirão, além de leva-la à semifinal da Copa Sul-Americana. Além de manter Muricy no comando, o tricolor irá contar também com Rogério Ceni (foto acima) em sua meta, pelo menos até o final da temporada. O maior ídolo da história do clube espera deixar para trás uma fraca temporada e voltar a conquistar títulos no ano de sua provável aposentadoria dos gramados. Outro jogador da equipe que espera voltar aos seus dias de glória é Luís Fabiano. De ídolo à jogador contestado, o atacante espera acabar com os problemas de expulsões e voltar a marcar gols e retomar o posto de “Fabuloso” e ídolo tricolor.

Rebaixada de forma polêmica para a Série B do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa pretende utilizar o Paulistão para “juntar os cacos”. Sofrendo uma debandada em seu elenco, a Lusa do técnico Guto Ferreira espera encontrar no estadual, a força necessária para retornar à elite nacional.

Partindo para o interior, a expectativa fica por conta de Ponte Preta e Mogi Mirim.  Após viver um 2013 de contrastes, em que foi rebaixada à série B do Brasileiro e no mesmo período acabou como vice-campeã da Copa Sul-Americana, a Macaca viu seu elenco se desfazer quase que completo e agora sob o comando do técnico Sidney Moraes, a missão será reorganizar a equipe no Estadual para tentar o retorno à elite nacional.

Semifinalista do Paulistão do ano passado, o Mogi quer voltar a incomodar as grandes equipes e dessa vez, quem sabe chegar à final. Para isso, o clube treinado por Aílton Silva conta co ma experiência de nomes como Bruno Nunes, Nei Paraíba e Fernando Baiano para fazer bonito neste ano.


Ainda no interior, o Ituano enfim espera realizar um Campeonato Paulista de tranquilidade. Campeão da competição no ano de 2002, o Galo de Itu espera definitivamente acabar com o sufoco de lutar até os últimos instantes contra o rebaixamento. Nos últimos cinco anos, a equipe dirigida por Doriva, escapou da degola no fim da última rodada. Agora, a meta é brigar mais à frente, pensando até em uma vaga no Brasileiro da Série D. Marcão (foto acima), talismã da equipe, após marcar o gol que manteve o Galo na primeira divisão estadual, contra o Palmeiras, no ano passado é uma das apostas para um 2014 melhor pelos lados do Novelli Júnior.







Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZAGUEIRO PEDRO LIBARDONI DEVE SER ANUNCIADO PELO ITUANO

ZAGUEIRO TEM 22 ANOS E VEIO DO TUBARÃO/SC. CLUBE AINDA NÃO DIVULGOU DE FORMA OFICIAL O Ituano deverá divulgar nas próximas horas a chegada...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.