Últimas Notícias
recent

Copa do Mundo



A SOMA DO INVESTIMENTO, DA PACIÊNCIA E DA COMPETÊNCIA

Por Daniel Nápoli

A conquista do tetracampeonato mundial por parte da Alemanha, foi a “cereja do bolo” de um minucioso planejamento realizado pelo futebol daquele país.

Após perder a Copa do Mundo de 2006 em casa, quando terminou o Mundial em terceiro lugar,a Federação Alemã promoveu como treinador do selecionado, o auxiliar do então comandante Jurgen Klinsmann, Joachim Low e este manteve no grupo parte dos jogadores que disputaram o torneio.

A filosofia do país com essa ação era fazer com que a seleção mantivesse um elenco entrosado para que rendesse frutos a longo prazo. Na época, muitos discordaram de uma seleção tricampeã mundial, utilizar uma futura Copa, como laboratório, como local de entrosamento, para futuros Mundiais.

Veio a Copa de 2010 e assim como no Mundial anterior, a seleção terminou em terceiro lugar. Mantido no cargo e com o planejamento até então bem sucedido, mantendo para 2014 a base alemã e contando com reforços de revelações de qualidade em seu país, Low levou a Alemanha à conquista do título, o grande objetivo traçado após o Mundial-2006.

Além disso, outro fator determinante para o tetra da Alemanha é que boa parte do vitorioso grupo, atua junto também no Bayern de Munique. Como treinam e jogam frequentemente juntos, obtendo resultados expressivos, os atletas alemães como Schweisteiger, Lahm, Kroos, Müller e cia, sabem muito bem a atuar em diversas situações em conjunto, facilitando assim na parte tática.

Curiosamente, o clube alemão, também traçou um planejamento parecido com o da seleção, mantendo a maioria de seu elenco por várias temporadas e o reflexo é o sucesso dos últimos anos: um título Mundial de Clubes, uma Liga dos Campeões, dois alemães, uma Copa da Alemanha, além de outras decisões relevantes.

Portanto o ótimo momento vivido pelo futebol alemão, vem da soma do investimento em sua base, na manutenção de seus jogadores, na paciência para colher os frutos e da competência de dirigentes e atletas.


O tetracampeonato não foi por acaso. Foi planejamento e competência.  
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUNINHO PAULISTA COBIÇADO PELO VASCO

GIGANTE DA COLINA BUSCA NOVO DIRETOR DE FUTEBOL E ESTICA OLHOS PARA O GESTOR DO ITUANO Com a demissão de Alexandre Mattos pelo Vasco da Gama...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.