Últimas Notícias
recent

Memória

 

HÁ 110 ANOS, NASCIA O DIRIGENTE MAIS VENCEDOR DO MUNDO
O ituano Athiê Jorge Coury foi presidente do Santos na Era Pelé. Nenhum dirigente esportivo foi mais vitorioso

Há exatos 110 anos (1 de agosto de 1904), nascia em Itu, Athiê Jorge Coury, filho de Jorge e Olga Coury.

Foi goleiro no Santos Futebol Clube de 1927 a 1934 e anos mais tarde, iniciou uma invejável carreira como dirigente, tendo sido diretor de futebol e presidente de 27 de fevereiro de 1945 a 28 de fevereiro de 1971, época em que o Santos ganhou os maiores títulos que um clube pode conquistar.

Sob sua gestão o Santos viu o nascimento e a glória de Pelé e tantos outros craques como Pepe, Coutinho, Clodoaldo, Mengálvio, Zito, Carlos Alberto Torres e mais um verdadeiro batalhão de guerreiros que chegaram a parar uma guerra, na África, para assistir ao Santos jogar.

Além de ser um dos presidentes de clube mais vitoriosos de toda a história, Athiê Jorge Coury também foi político, iniciando carreira como vereador em Santos, em 1948, passando a deputado estadual por São Paulo em 1950 e também foi deputado federal, abandonando a vida pública em 1982.

Apesar de ter vivido a maior parte de sua vida em Santos, Athiê nasceu em Itu, cidade que pouco ou quase nada tem de lembrança ou homenagem a esse grande homem.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.