Últimas Notícias
recent

Automobilismo

2015 JÁ COMEÇOU NA FÓRMULA 1

Por Daniel Nápoli

Embora restando quatro provas para o final da temporada 2014 da Fórmula 1, 2015 já começou para a categoria máxima do automobilismo mundial. Neste final de semana, foram confirmadas as saídas de Fernando Alonso (foto à esquerda) e de Sebastian Vettel, da Ferrari e Red Bull, respectivamente. Os anúncios feitos pelos pilotos, agitou definitivamente a “dança das cadeiras” para o próximo ano.

Recém saído da equipe de Maranello, o espanhol bicampeão mundial é cotado para retornar à McLaren, escuderia em que disputou o título de 2007, se envolvendo em grande polêmica, após o escândalo de espionagem, envolvendo o time de Woking e a Ferrari.

Depois de passar cinco temporadas sem contar com um carro competitivo o suficiente para lhe devolver o topo do mundo, Alonso resolveu deixar a Ferrari, em fase de reformulação política e esportiva para voltar a brigar por títulos. 
Com 33 anos de idade e sem comemorar um campeonato desde 2006, Fernando sabe que não tem tempo a perder.

Sendo a equipe mais cotada para contar com Alonso em 2015, a McLaren aposta no retorno de uma parceria vitoriosa para voltar a conquistar títulos. Isso porque a partir do ano que vem, o time inglês voltará a ter a japonesa Honda, como sua fornecedora de motores. Anteriormente, a dupla McLaren/Honda permaneceu junta entre 1988 e 1992, obtendo no período quatro títulos mundiais de construtores (entre 1988 e 1991) e quatro de pilotos (sendo três com Ayrton Senna – 88, 89 e 90 e um com Alain Prost – 1989), além de inúmeras vitórias.
 
Outro fator que movimentará o mercado de pilotos é o alemão Sebastian Vettel (foto à esquerda). Atual tetracampeão mundial, o piloto de 27 anos, demonstrou em 2014 insatisfação com a direção da Red Bull. Após reinar absoluto dentro da equipe, neste ano, Sebastian contou com um companheiro de equipe bastante competitivo, o australiano Daniel Ricciardo, que não só venceu duas corridas, como se encontra a sua frente no campeonato (193 pontos – 3º lugar, contra 139 – 4º lugar), o que causou irritação no alemão, que passou a ser questionado na equipe. Se sentindo preterido, Vettel é cotado para assumir a vaga de Alonso na Ferrari.

Embora esteja na liderança da temporada, o inglês Lewis Hamilton (foto à esquerda) é outro piloto campeão mundial que poderá trocar de equipe no ano que vem. Competindo pela Mercedes, Hamilton disputa o título com seu companheiro de time, o alemão Nico Rosberg. Como se viu durante a temporada, inclusive com manobras polêmicas entre ambos, a relação entre os dois não é nada amigável desde o início do campeonato e o que se especula é que em caso de uma derrota ao final do ano, o campeão de 2008 deixe a equipe alemã. Ferrari e Red Bull seriam prováveis destinos.

Porém,  o que pesa para o inglês permanecer na Mercedes, mesmo em caso de derrota, é que uma mudança de equipe agora, com as mudanças no regulamento programadas para o ano que vem (na aerodinâmica), poderia considerar um passo atrás na carreira. Principalmente se migrar para a Ferrari. Dificilmente Hamilton deixaria um time que lhe dê condições “instantâneas” de lutar por títulos e partiria para uma escuderia que se encontra em processo de reformulação, o que poderia significar dois ou três anos longe do caminho das conquistas.


De qualquer forma, a temporada 2014 segue bastante quente e com ótimas perspectivas para o ano que vem. Vamos aguardar. 
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMADORZÃO TEVE GOLS EM TODOS OS JOGOS

TERCEIRA RODADA   TEVE APENAS UMA GOLEADA.   A REDE BALANÇOU EM TODOS AS PARTIDAS   Primeiro gol do Juventus no empate em 2x2 contra o Res...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.