GP
DO BRASIL: HISTÓRIA DE GLÓRIAS
Por
Daniel Nápoli
No próximo domingo (9), será realizada a 42ª edição do
Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, São Paulo.
Embora a prova deste ano não vá definir a disputa pelo título mundial entre o
inglês Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg, poderá deixar a mesma
praticamente definida ou esquentá-la ainda mais, tornando-se assim uma corrida
cheia de atrativos.
Historicamente, a etapa brasileira da Fórmula 1 sempre
foi recheada de emoção, seja em Interlagos ou em Jacarepaguá, no Rio de
Janeiro, local em que o GP foi disputado em 1978 e posteriormente entre os anos
de 1981 e 1989.
Prova disso, foi o GP inaugural, disputado em São Paulo,
no ano de 1973 (foto acima). Então campeão mundial, Emerson Fittipaldi fez a festa dos
torcedores brasileiros, ao vencer em casa, guiando sua mítica Lotus, repetindo
a façanha no ano seguinte, no mesmo autódromo, dessa vez correndo pela McLaren.
O mesmo Fittipaldi protagonizou outro grande feito em um
GP do Brasil. Em 1978, embora não tenha vencido a prova, Emerson deu um show
para os torcedores que lotaram o autódromo de Jacarepaguá, a bordo de sua
Copersucar-Fittipaldi (foto ao lado). Largando da sétima posição, o bicampeão mundial terminou
a corrida na segunda colocação, atrás apenas do argentino Carlos Reutemann, da
Ferrari. Foi o melhor resultado obtido pela equipe brasileira em sua trajetória
na Fórmula 1.
Anteriormente, em 1975, o Brasil pode comemorar em casa,
a primeiro dobradinha do país na categoria, com a vitória de José Carlos Pace
(Brabham), tendo Emerson Fittipaldi em segundo (foto ao lado).
Após este período, embora tenha conquistado o Mundial de
1981, por intermédio de Nelson Piquet, o Brasil só veria outro triunfo caseiro
em 1983. No circuito de Jacarepaguá, a bordo de sua Brabham, o carioca Piquet
venceu a prova, após largar da quarta posição, iniciando sua caminhada rumo ao
bicampeonato mundial, naquela temporada.
Nelson repetiu o feito três anos depois, no mesmo
circuito, correndo pela Willians, tendo no pódio, a companhia de Ayrton Senna (foto ao lado),
que terminou em segundo lugar, protagonizando a segunda dobradinha brasileira
na história da Fórmula 1.
Mesmo comemorando os títulos de Piquet (1987) e Senna
(1988 e 1990), os brasileiros só puderam presenciar outra vitória de um
compatriota em seu solo, no início da temporada de 1991. De forma dramática,
sem contar com várias marchas em sua McLaren, nas voltas finais, realizando um
esforça sobre humano para manter seu carro na pista, Ayrton Senna (foto abaixo) venceu pela
primeira vez em casa, de forma heroica, levando ao delírio o torcedor presente
em Interlagos. Após a bandeira, Senna precisou de auxílio para sair do carro,
tamanho foi o esforço realizado Para muitos especialistas e fãs de
automobilismo, esta foi uma das melhores exibições de um piloto em todos os
tempos.
Já como tricampeão mundial, Ayrton, em 1993, voltou a
triunfar em Interlagos. Sem contar com o melhor carro do grid, o brasileiro
contou com seu conhecimento de pista, talento, além da forte chuva, para bater
as Williams de Alain Prost (maior rival de Senna e piloto mais vitorioso da
história do GP do Brasil, com seis vitórias) e Damon Hill, para vencer pela
segunda vez em casa e cair literalmente nos braços do povo, que invadiu a pista
após a prova.
Depois de um período de tantas vitórias, os brasileiros
foram “obrigados” a assistir vitórias de estrangeiros em seu território. A
morte de Ayrton Senna, somada a falta de carros competitivos de outros
brasileiros ou falhas de estratégia, fizeram com que o país esperasse por 13
anos para voltar a ver um vencedor
caseiro.
Felipe Massa (foto ao lado), correndo pela Ferrari, não só venceu o GP
do Brasil de 2006, como dominou todo o final de semana, roubando até mesmo a
cena dos protagonistas daquele final de semana: o espanhol Fernando Alonso (que
naquele prova sagrava-se bicampeão mundial) e Michael Schumacher, companheiro
de equipe de Massa, que encerrava ali, ao disputar o título, com Alonso, sua
primeira passagem pela Fórmula 1.
No ano seguinte, o Brasil estava pronto para festejar
outra vitória com Felipe Massa, porém devido seu companheiro de equipe Kimi
Raikkonen, estar na segunda posição, necessitando do primeiro lugar para
conquistar o título mundial em cima de Lewis Hamilton, Massa, sem chance
nenhuma no campeonato, foi “obrigado” a entregar a vitória para o finlandês,
terminando assim na segunda posição da prova.
Na temporada 2008 a vitória retornou, porém com sabor
amargo. Felipe Massa (foto ao lado) voltou a vencer em Interlagos e por pouco não comemorou
ainda a conquista de um inédito título mundial, ganho por um ponto de diferença
pelo inglês Lewis Hamilton.
De lá para cá, o Brasil esteve longe do caminho das
vitórias, assistindo em seu território as decisões de títulos de 2009 e 2012,
ganhos por Jenson Button e Sebastian Vettel, respectivamente.
Não há dúvidas de que um GP que abrigou seis decisões de
título (2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2012) e presenciou nove vitórias
“caseiras”, sendo pelo menos três delas realizadas de forma épica, contará
ainda com muitas emoções e glórias.
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