Últimas Notícias
recent

Futebol Profissional


HOMENS DE IMPRENSA FALAM SOBRE ITUANO E INTERNACIONAL

Na noite de hoje, com início às 20h, o Novelli Júnior estará recebendo um jogo inédito: Ituano x Internacional, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Apesar desta quinta-feira ter amanhecido chuvosa, a expectativa é para um grande público, para o que se espera, seja um grande jogo.
E o MOMENTO DO ESPORTE falou com três homens da comunicação regional, que acompanham ou acompanharam de perto o Ituano em sua história. Eles falam a respeito do jogo.

De Porto Feliz, Reinaldo Crocco Júnior é radialista e acompanhou de perto, nos anos 70/80, o início da caminhada do Ituano no profissionalismo.

ESTAMOS NA TORCIDA

Quero dizer que estamos aqui na torcida pelo Ituano na difícil partida diante do Internacional de Porto Alegre, com muita confiança na vitória. Nessa jornada o Galo Ituano representa não apenas a linda cidade de Itu, mas toda nossa região, onde conta com vasto número de torcedores. 
Não obstante o nome, o time e o prestígio do Inter, certo é que o nosso Ituano terá amplas condições de alcançar a vitória, jogando em sua casa e diante de uma grande legião de torcedores que, por certo, lotará as dependências o Estádio Novelli Júnior. 
De qualquer maneira, seja qual for o resultado do jogo, temos que enaltecer a performance do time, da diretoria e da comissão técnica, pelo avanço considerável em termos de futebol brasileiro. 
Futebol se ganha dentro do campo e, entre as quatro linhas, tenho certeza de que o Ituano fará valer seu melhor jogo para seguir adiante nas disputas da Copa do Brasil.

De Salto, Rafael Pacco é jornalista que acompanha o futebol profissional e deixa sua expectativa.

NADA É IMPOSSÍVEL PARA O GALO

As partidas decisivas da Copa do Brasil que agitam o futebol brasileiro prometem grandes emoções aos amantes do esporte bretão.
E uma das missões mais delicadas nestas oitavas de final do torneio nacional está nas mãos do Ituano Futebol Clube, o Galo Rubro-negro de Itu. Missão impossível? Não.
A trajetória consistente na competição somando vitórias sobre a Portuguesa de Desportos e o Goiás, colocou o Ituano com a ingrata missão de eliminar o Internacional de Porto Alegre, ainda mais com a derrota na primeira partida por 2 a 0.
Para reverter um placar como este, o Novelli Junior precisaria ser transformado em verdadeiro caldeirão, mas sabemos que a torcida do ituano e a cidade não tem abraçado a equipe como deveria.
Mesmo com o retorno do atacante e artilheiro da Copa do Brasil Ronaldo e do meia Claysson, o 12º jogador, a torcida, não deve comparecer em grande número, mesmo com as iniciativas da diretoria do Ituano que fez promoção de ingresso e o valor mais barato é R$ 10. Tomara que eu queime a língua, mas acho difícil o superar a marca de 7 mil pessoas, por exemplo.
Para muitos a missão do Galo de Itu é impossível, porém os ituanos acreditam num resultado histórico, assim como aconteceu quando da conquista do título do Campeonato Paulista em 2014 ao superar o Santos em pleno Estádio do Pacaembu.
A oportunidade de fazer história novamente está na mesa e a partir das 20 horas desta quinta-feira saberemos quem avançará a próxima fase da Copa do Brasil.
A vantagem do Colorado é grande, porém não duvidem do Galo de Itu. É esperar a bola rolar e quem sabe a ver tremular o barbante da meta do goleiro do Inter por mais de uma vez. Que o juiz apite o início o jogo. Vai Galo !

E de Itu, Tony Fernandes vê de perto o atual momento do Ituano

DUELO DE DAVI CONTRA GOLIAS

O velho provérbio futebolístico já dizia que o jogo é jogado, assim como o lambari é pescado. Isso significa que ninguém ganha de véspera e status não entra em campo. 
Mas, sinceramente, deixando o lado torcedor um pouco de lado e usando apenas a razão jornalística, acho a tarefa do Ituano muito difícil nesta noite. 
Não que o time de Itu não tenha futebol suficiente para vencer o Internacional, isso a gente sabe que tem (desde que jogue como vinha jogando nas primeiras partidas da Copa Paulista). 
A meu ver, o maior problema é o fato de o Galo não ter feito um gol fora de casa, isso implica, agora, na necessidade de ganhar pelo placar de 2x0 para levar a decisão para as penalidades. 
Se tivesse sido 2x1, no Beira Rio, bastaria uma vitória pela contagem mínima hoje. Mas o se não existe. Como agravante não poderá tomar gols, pois se isso acontecer... 
Outro aspecto dessa decisão que pesa contra o Rubro Negro, é a pressão, que por sua vez, altera o estado psicológico dos atletas. 
Porque uma coisa é a equipe atuar sem a necessidade de construir o placar, e outra, é saber que terá 90 minutos para vencer, por no mínimo dois gols de diferença, um time que há algumas semanas disputava à semi-final da Taça Libertadores da América. 
É bem verdade que o Colorado perdeu peças importantes após ser eliminado da competição continental, mas mesmo sem estrelas como Charles Aránguiz e Nilmar, os dois elencos que se enfrentarão logo mais, não se equivalem. 
É claro, respeito muito a qualidade técnica do grupo comandado pelo Pugliese, mas não sejamos ingênuos de pensar que um clube com as limitações financeiras do Ituano pode competir em pé de igualdade, no que diz respeito à contratação de jogadores, com a potência econômica que é o Internacional. 
Além de todas essas variáveis que citei acima, ainda há o fator motivação a favor da equipe gaúcha. Desde a chegada de Argel Fucks, o Colorado vem numa ascensão e ainda não perdeu. São duas vitórias e um empate. Bom, diante disso podemos dizer que está tudo perdido para o Ituano, e que já podemos dar como certa a classificação do Internacional? Não! Definitivamente não! Volto ao provérbio do início e reforço que, em se tratando de futebol, nada, absolutamente nada é impossível. 
A história está cheia de exemplos de superação, de jogos e títulos que foram decididos nos detalhes, e será caprichando nos detalhes que o Ituano construirá o placar que lhe interessa. Fácil com certeza não será, mas, em se tratado do Gigante Guerreiro, é melhor não duvidar.
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PERDE OUTRO ATACANTE PARA O DEPARTAMENTO MÉDICO

PABLO LESIONOU-SE EM UM TREINAMENTO NA SEMANA E DEVERÁ FICAR NO DM POR PELO MENOS SETE MESES   O atacante chegou em 2023 e marcu um gol co...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.