Últimas Notícias
recent

FIFA ANUNCIA MUDANÇAS PARA COPA DO MUNDO

Por Daniel Nápoli

A FIFA confirmou alterações no formato de disputa para a Copa do Mundo, a partir de 2026. Com isso ao invés de 32 países, o torneio contará com a participação de 48 deles, que, durante a primeira fase, serão divididas em 16 grupos de três seleções cada, classificando-se duas de cada chave para a segunda fase, onde terá início o mata-mata até ser conhecido o grande campeão mundial.

Mesmo com a mudança, o calendário de disputa será o mesmo (32 dias), não sendo alterado o período de treinamentos e de descanso, com as seleções finalistas fazendo a mesma trajetória de sete jogos que vem realizando nas últimas edições.

A decisão dividiu o mundo do futebol, uma vez que ainda não ocorreu o anúncio dos destinos das “vagas extras”, ou seja, não se sabe quais as Confederações serão agraciadas e a quantidades de novos “ingressos”.

Para valer o objetivo da medida que é aumentar ainda mais a audiência, a receita e a dar chances a outros países poderem participar do espetáculo a FIFA terá de planejar cuidadosamente.

Caso contrário, será um “tiro no pé”, correndo o risco até de reduzir o nível técnico da mais importante competição futebolística do planeta. Por exemplo, aumentar em duas ou mais, as vagas para o futebol africano, asiático ou da Oceania, poderia sim dar chances dos “menos favorecidos” participaram da Copa, mas será mesmo o ideal? Ao invés de “homenageá-los”, há o risco de haver um desserviço a esses países, que sem experiência, poderiam apenas cumprir tabela, ou até mesmo sofrer goleadas, já que em tese, essas seleções já teriam “sofrido” nas eliminatórias”.Acredito que esses continentes devem sim ter mais vagas, duas já seria o suficiente.

Para a melhoria de fato, além de incluir mais seleções dos continentes com menos vagas, hoje, deveriam ser destinados “ingressos” em maior número para a Europa e e no máximo mais uma ou duas para a América do Sul.
No “Velho Continente”, cansamos de ver nas eliminatórias, após sorteio, chaves com três grandes seleções disputando uma vaga direta e outra na repescagem, com uma delas ficando de fora da Copa do Mundo, enquanto seleções de menor nível técnico avançavam simplesmente por uma “sorte melhor”.

Quantos vezes presenciamos grandes jogadores como Cristiano Ronaldo, Robben, Henry, Ribery, Shevchenko, Ibrahimovic, dentre tantos outros, correndo o risco ou até mesmo ficando pelo caminho, simplesmente pelo cruzamento das chaves?

Com o aumento de vagas, poderão ser corrigidas essas “injustiças”. Se três seleções teoricamente fortes, caírem no mesmo grupo, poderão se classificar ainda para o mundial. Com isso haveria um fortalecimento do torneio.
Se falando em América do Sul, no máximo duas vagas a mais seria o suficiente, devido ao número de seleções participantes das eliminatórias. 
Caso contrário, nem precisaria haver disputa, já que os dez países estariam automaticamente classificados.

Um formato de distribuição ideal de vagas seria: duas para a África, duas para a Ásia, duas para a Oceania, duas para a América do Sul, duas para a Concacaf (América do Norte/Central) e seis para a Europa.


E vocês, o que pensam a respeito? A mudança será benéfica para o futebol ou o “inchaço” do torneio será prejudicial tecnicamente?


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PERDE OUTRO ATACANTE PARA O DEPARTAMENTO MÉDICO

PABLO LESIONOU-SE EM UM TREINAMENTO NA SEMANA E DEVERÁ FICAR NO DM POR PELO MENOS SETE MESES   O atacante chegou em 2023 e marcou um gol c...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.