Últimas Notícias
recent

O BRASIL NAS COPAS




Por Daniel Nápoli

1990

Após as dramáticas eliminações nos Mundiais anteriores , o Brasil foi para a Copa do Mundo disputada na Itália, desacreditado, embora tivesse nomes de relevância, como Careca e Romário.
Comandada pelo polêmico Sebastião Lazaroni,  a seleção foi para a 14ª edição da Copa do Mundo com os seguintes atletas:

Goleiros – Taffarel (Internacional-RS), Acácio (Vasco da Gama) e Zé Carlos (Flamengo)

Laterais – Jorginho (Bayern Leverkusen/ALE), Branco (Porto/POR) e Mazinho (Vasco da Gama)

Zagueiros – Ricardo Gomes (Benfica), Mozer (Olympique de Marselha/FRA), Aldair (Benfica), Ricardo Rocha (São Paulo) e Mauro Galvão (Botafogo-RJ)

Volantes – Dunga (Fiorentina/ITA), Alemão (Napoli/ITA) e Bismarck (Vasco da Gama)

Meias – Valdo (Benfica/POR), Silas (Sporting Lisboa/POR) e Tita (Vasco da Gama)

Atacantes – Careca (Napoli/ITA), Romário (PSV/HOL), Müller (Torino/ITA), Bebeto (Vasco da Gama) e Renato Gaúcho (Flamengo)

A estreia do Brasil no Mundial de 1990, foi no dia 10 de junho, em Turim. Com dois gols de Careca, a seleção Canarinho venceu a Suécia por 2x1.
No dia 16 de junho, ainda em Turim, os brasileiros venceram a Costa Rica com gol de Müller, com o atacante repetindo o feito no triunfo de 1x0 sobre a Escócia, no mesmo estádio Delle Alpi.

No dia 24 de junho, o Brasil enfrentaria em Turim,  a sua maior rival e então campeão mundial, Argentina. Em uma partida cercada de polêmica, em que anos mais tarde, foi comprovado que o lateral Branco havia sido dopado pelos adversários, a seleção brasileira disse adeus ao Mundial, ao perder por 1x0, gol de Cannigia, com uma assistência cirúrgica de Maradona.

Após a eliminação, o Brasil viu mais uma seleção igualar seu feito: a Alemanha após derrotar os argentinos na final, conquistou o tricampeonato mundial.


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.