Últimas Notícias
recent

HISTÓRICO: HÁ 49 ANOS PELÉ MARCAVA SEU GOL 1000

O maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento - Pelé - comemora neste 19 de novembro de 2018 49 anos de uma das tantas marcas históricas em sua inacreditável carreira.

Talvez a maior de todas.

Há 49 anos, em 19 de novembro de 1969, num Maracanã lotado, diante do Vasco da Gama do goleiro Andrada, Pelé anotou em cobrança de penalidade máxima, o gol de número 1000 em sua gloriosa carreira.

O gol 1000 de Pelé foi perseguido pelo Rei do Futebol e quando restavam uns 15 gols, a imprensa passou a acompanhar os jogos do Santos freneticamente.

Contra o Bahia, em Salvador, Pelé registrava 999 tentos e teve a chance de fazer o milésimo, mas um zagueiro do Bahia salvou em cima da risca, impedindo que a bola entrasse.

Acreditem!!! O zagueiro foi vaiado pela própria torcida do Bahia. Todos queriam ter o privilégio de passar para a história levando o milésimo gol do Rei.

A noite de 19 de novembro de 1969 - uma quarta-feira - teve o Maracanã recebendo pouco mais de 64 mil torcedores. O jogo era Vasco x Santos, mas quantos flamenguistas, Botafoguenses e fluminenses estavam lá para presenciar a possível marca... e ela aconteceu.

O Vasco saiu na frente com gol de Benetti. O Santos empatou com Renê marcando contra. 

O gol 1000 nasceu an cobrança de uma penalidade máxima marcada pelo já falecido árbitro Manoel Amaro de Lima. 

O Torneio Roberto Gomes Pedroza testemunhou e a imprensa brasileira e boa parte da mundial quie perseguia, junto ao próprio Rei, o gol que entrou para a história.

Para desespero do goleiro Andrada, Pelé marcou seu gol número 1000. 19 de novembro de 1969 entrou para a história do esporte mundial. Era a primeira vez que um jogador alcançava tão fantástica marca.

Os vídeos mostram duas narrações também históricas: na primeira, o não menos lendário Joseval Peixoto, da Radio Jovem Pan emocionava e arrepiava milhares de ouvintes.

Na outra, o saudoso Geraldo José de Almeida também fazia arrepiar...

Na foto, Pelé beija a bola e o repórter - também saudoso - Geraldo Blota, o GB, foi o primeiro repórter a invadir o gol e levar o microfone da Jovem Pan para pegar a palavra do Rei.

Nas narrações ouve-se a explosão da torcida. Naquele momento não havia santistas nem vascaínos, não havia flamenguistas, botafoguenses, fluminenses... havia oi grito do Brasil!!!









Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMADORZÃO TEVE GOLS EM TODOS OS JOGOS

TERCEIRA RODADA   TEVE APENAS UMA GOLEADA.   A REDE BALANÇOU EM TODOS AS PARTIDAS   Primeiro gol do Juventus no empate em 2x2 contra o Res...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.