Últimas Notícias
recent

DE ‘CUCA LEGAL’ PARA A DECISÃO DO PAULISTA


TRABALHO DE PSICOLOGIA FOI UM DOS PILARES DA CAMPANHA DO ITUANO BASQUETE, FINALISTA DO ESTADUAL

Por Daniel Nápoli

Para chegar até a final do Campeonato Paulista de 2019, o Ituano Basquete não contou com um trabalho bem sucedido só dentro de quadra, mas também fora dela. Para que uma atleta possa render tudo o que pode, além de estar bem fisicamente é necessário que esteja também psicologicamente bem.

É neste momento, que entra a psicóloga Cybele Micai. Há quase 20 anos na profissão, ela que atua como psicóloga clínica, desempenha um trabalho voluntário no Ituano Basquete desde julho do ano passado.

Ao MOMENTO do ESPORTE, Cybele explica como surgiu o contato. “Por estar sempre assistindo, acompanhando o time com a família, eu comecei a ir aos jogos e elas treinavam na Associação [Atlética Ituana] ainda, era o horário do treino de futebol do meu filho (João Pedro) e comecei a assistir aos treinos das meninas e via nelas uma desenvoltura nos treinos e chegava no jogo e desestruturava. Um dia eu comentei com o Augusto [Cruzolini], preparador físico dizendo que sentia a falta de psicologia nelas, estava faltando um entrosamento”.

Micai, prossegue: “me propus estar com elas e o Augusto falou com o Barbosa [Antonio Carlos, treinador], ele aceitou e comecei em julho do ano passado. A ideia é que elas tinham que chegar nos playoffs. Conseguimos, e ficaram em terceiro no Paulista, após derrota para o Santo André”.

A psicóloga, que promove trabalhos quinzenais com as atletas, comenta a evolução do grupo. “No começo do ano a gente fez uma psicometria, uma avaliação com perfil de desempenho de cada uma e em cima disso a gente vem trabalhando muito o senso de equipe, porque a grande dificuldade do time no ano passado era essa falta de junção. Hoje elas estão muito mais unidas, com um senso de equipe muito mais forte, o resultado está aí, um time muito entrosado, a ‘Chuca’ [Patrícia] e a Luana foram para a China (representar a Seleção Brasileira nos Jogos Mundiais Militares), voltaram, veio a Rapha e a Tati (contratadas para a disputa do Campeonato Paulista) e o encaixe permaneceu. Elas estão muito mais unidas, muito mais blindadas”.

Cybele, segue explicando. “Costumo usar muito esse termo blindado, pois a gente tem que se blindar para evitar que o outro sugue a nossa energia boa, para que não tire o entrosamento e aí a gente vem fazendo esse acompanhamento. Em alguns momentos antes dos jogos dou uma aquecida psicológica com elas no vestiário. Elas estão muito mais motivadas, por elas mesmo. Acho que criou-se uma energia de grupo muito boa”.

Assim como em todas as áreas profissionais, as atletas tem uma vida fora do trabalho e com ela, acontecimentos bons e ruins. Neste sentido, a psicóloga comenta um pouco de seu papel. “Eu sempre costumo dizer a elas que a partir da hora que entra em quadra, a vida pessoal fica lá fora, vai vir cada integrante para ser uma só força e isso tem evoluído muito. Elas estão num ritmo mais leve, menos tenso, mas unidas, elas fazem uma leitura melhor uma das outras, melhor troca de passes e isso tem sido muito visível”.

Nesta sexta-feira (13), às 19h, no Ginásio da Ponte Preta, em Campinas, Vera Cruz Campinas x Ituano Basquete começam a decidir o Paulista e Cybele fala como trabalhar a ansiedade. “Uma final é sempre uma final. A vontade de vencer é imensa, como também o time adversário vai vir com a mesma vontade. Mas as meninas estão mais serenas, existe uma preocupação, uma ansiedade, lógico, é natural, uma final de campeonato. Mas é um time que vem numa crescente muito grande. A equipe teve pequenos deslizes, mas vem numa crescente. Agora não tem favorito, mas elas estão mais tranquilas, em uma ansiedade menor, a ansiedade é boa nesse momento porque gera a competição, então você vai com mais gana, vontade para o ataque, mas ao mesmo tempo isso tem sido mais leve, mais tranquilo. Elas estão motivadas, querem o título”, encerrou.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUNINHO PAULISTA COBIÇADO PELO VASCO

GIGANTE DA COLINA BUSCA NOVO DIRETOR DE FUTEBOL E ESTICA OLHOS PARA O GESTOR DO ITUANO Com a demissão de Alexandre Mattos pelo Vasco da Gama...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.