Últimas Notícias
recent

COMO NASCEU O "GOL DE PEIXINHO"


O “GOL DE PEIXINHO” NASCEU HÁ QUASE 60 ANOS, EM UM JOGO QUE MARCOU A INAUGURAÇÃO DO MORUMBI

Quando o jogador mergulha para marcar, de cabeça, o gol, o lance acabou sendo denominado “gol de peixinho”. Você sabe como isso nasceu?

Em 2 de outubro de 1960 o São Paulo Futebol Clube recebia para um amistoso o Sporting de Lisboa. O jogo marcou a inauguração do Morumbi e foi vencido pelo |Tricolor por 2x1.

O primeiro gol da nova casa do São Paulo e que – evidentemente – entrou para a história, foi marcado pelo atacante Arnaldo Poffo Garcia, que era conhecido pelo apelido de Peixinho.

Aos 12 minutos de jogo, a bola foi alçada na área por Jonas e Peixinho, antecipando-se a Gino Orlando, atirou-se na bola, acertando-a em uma altura abaixo dos ombros. Até então quando acontecia um gol com essas características, era chamado de gol de mergulho.

A partir dessa partida, o lance passou a ser denominado gol de peixinho, em homenagem ao artilheiro.
Peixinho, que foi lançado no futebol por ninguém menos que Vicente Feola passou pela história não penas por ter feito o primeiro gol de peixinho, mas principalmente por ter feito o primeiro gol do São Paulo no Morumbi.

Vale dizer – como curiosidade – que aquele dia tinha mesmo de marcar a história de Peixinho no Morumbi. Antes do gol, ele já havia mandado uma bola na trave. O jogo foi assistido por quase 57 mil torcedores e o Morumbi ainda não havia sido totalmente concluído como é hoje. O anel superior ainda não estava completamente construído.

Com 80 anos e morando em Piracicaba, Peixinho recebe todo o carinho e assistência do São Paulo. Ele trabalha em uma escolinha de futebol que ele mesmo comanda.

O apelido Peixinho veio porque Arnaldo Poffo Garcia era filho do jogador Peixe, do Ypiranga e Santos Futebol Clube. Peixe também foi atacante e no ano em que Peixinho nasceu, Peixe foi o artilheiro do Campeonato Paulista com 21 gols, defendendo o Ypiranga.








Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOURA NÁPOLI - SEMPRE ATENTO

ESPERANÇA DE CAMPANHA SEM SUSTOS Estamos as portas da Série B 2024 e o Ituano, sem alardes, vai montando um elenco modesto – bem modesto –...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.