Últimas Notícias
recent

ARTILHEIROS DAS COPAS: KLOSE


MAIOR GOLEADOR DA HISTÓRIA DOS MUNDIAIS DE FUTEBOL MASCULINO, ALEMÃO FOI CAMPEÃO EM 2014

Por Daniel Nápoli

Nascido na Polônia, em 9 d junho de 1978, o artilheiro descendente de alemães, naturalizou-se alemão e iniciou sua carreira no futebol, pelo Homburg-ALE, em 1998, ganhando sua primeira chance na seleção, no ano de 2001.

No ano seguinte, foi convocado para disputar sua primeira Copa do Mundo e logo na estreia, marcou três vezes na goleada da Alemanha por 8x0 sobre a Arábia Saudita, marcando mais um no empate por 1x1 com a Irlanda e outro na vitória alemã por 2x0 sobre Camarões, fechando a fase de grupos.

Após anotar cinco gols na primeira fase, Klose não balançou mais as redes naquela edição do Mundial, com a Alemanha vencendo o Paraguai (oitavas), os EUA (quartas) e Coreia do Sul por 1x0 (semifinal), perdendo a final para o Brasil, por 2x0.

Na Copa de 2006, disputada na Alemanha, Klose voltou a balançar as redes em Mundiais, fazendo dois gols na estreia diante da Costa Rica (4x2), não marcando na vitória dos alemães contra a Polônia, país natal do artilheiro (1x0). No encerramento da primeira fase, marcou dois gols no triunfo sobre o Equador (3x0).

Nas oitavas, Klose “passou em branco” na vitória da Alemanha sobre a Suécia (2x0), marcando pela primeira vez e mata-mata de Copas, contra a Argentina,  nas quartas, empatando o jogo por 1x1. Após empate na prorrogçaão, vitória alemã nos pênaltis por 4x2.

Posteriormente, Miroslav não marcou na semifinal contra a Itália (derrota por 2x0) e “passou em branco” também na vitória alemã por 3x1 sobre Portugal, pela decisão do terceiro lugar, mas garantiu a artilharia daquela edição do Mundial, com cinco gols marcados.

Quatro anos depois, no Mundial da África do Sul, assim como em 2002 e 2006, Klose marcou na estreia (uma vez), na goleada da Alemanha por 4x0 sobre a Austrália, não estufando as redes na derrota para a Sérvia (1x0) e na vitóriapro 1x0 sobre Gana, encerramento a primeira fase da competição.

Nas oitavas de final, contra a Inglaterra, o artilheiro voltou a marcar na goleada alemã pro 4x1 e nas quartas de final, teve em seu caminho, novamente a Argentina. Klose marcou duas vezes, em nova golada germânica (4x0).

Curiosamente, assim como no Mundial da Alemanha, depois de marcar contra os argentinos, Klose não balançou as redes na semifinal (derrota por 1x0 para a Espanha), e na decisão pelo terceiro lugar (vitória por 3x2 para o Uruguai).

 Klose terminou sua participação na Copa de 2010 com quatro gols, um a menos do que os artilheiros da competição (Thomas Müller-ALE, David Villa-ESP, Sneidjer-HOL e Diego Forlán-URU).  Por um gol, o alemão não se tornou o primeiro atleta a ser artilheiro de mais de uma edição do Mundial.

Também convocado para a Copa do Mundo de 2014, Klose entrou definitivamente para a história. Reserva na partida de estreia em que a Alemanha goleou Portugal por 4x0, o artilheiro entrou no segundo tempo da partida contra Gana e marcou o gol que decretou o empate por 2x2. Com o tento, o alemão igualou Ronaldo, como o maior goleador da história das Copas do Mundo de futebol masculino, com 15 gols.

No encerramento da primeira fase, acabou não deixando a sua marca, na vitória por 1x0, sobre os EUA.  Klose só voltou a entrar em campo, na semifinal, contra o Brasil, anotando um gol na histórica goleada por 7x1, tornando-se o maior artilheiro de todos os tempos em Copas do Mundo de Futebol Masculino.

O artilheiro jogou ainda a decisão do Mundial contra a Argentina, mas não balançou as redes. Mesmo assim, com uma vitória por 1x0, os alemães garantiram o tetracampeonato e Klose se despediu das Copas do Mundo e da Seleção Alemã, com o título e com seu nome gravado na história.

Pela Alemanha, Klose atuou entre 2001 e 2014, jogando 137 partidas  marcando 71 gols (o maior artilheiro da história da seleção). Por clubes, passou por Homburg-ALE (1998-1999), Kaiserslautern-ALE (1999-2004), Werder Bremen (2004-2007), Bayern de Munique-ALE (2007-2011) e Lazio-ITA (2011-2016).

Fotos – AFP/Getty Images

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO ANUNCIA ATACANTE ZÉ EDUARDO

JOGADOR FOI VICE-ARTILHEIRO DO CATARINENSE E TEM EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL Na tarde desta quarta-feira (17/04/24) o Ituano anunciou a cheg...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.