OS GRANDES PARCEIROS

OS GRANDES PARCEIROS
Últimas Notícias
recent

HÁ 26 ANOS, O BRASIL ERA CAMPEÃO MUNDIAL DE BASQUETE FEMININO


COM VITÓRIA INCONTESTÁVEL SOBRE A CHINA, SELEÇÃO BRASILEIRA SE ETERNIZOU COM UMA GERAÇÃO BRILHANTE

Por Daniel Nápoli

Há exatos 26 anos, no dia 12 de junho de 1994, ao vencer a China por 96x87, em Sydney, na Austrália, o Brasil sagrava-se campeão mundial de basquete feminino.

A Seleção Brasileira comandada por Miguel Ângelo da Luz fez história na competição e imortalizou  ma geração brilhante da modalidade em nosso país.

A vitória na decisão foi conquistada na base do talento e da raça, com destaque para a Rainha Hortência (cestinha com 27 pontos ao lado da chinesa Zheng Haixia), Janeth (6 rebotes) e Magic Paula (6 asssitências).

A campanha vitoriosa teve início no dia 2 de junho, no triunfo de 112x83 contra Taipé Chinesa. No dia seguinte, as brasileiras acabaram derrotas por 99x88 para a Eslováquia, se reabilitando no dia 4, diante da Polônia (vitória por 87x77).

Na segunda fase, o Brasil estreou com uma bela vitória de 111x91 sobre Cuba (7 de junho), sendo derrotado pela China (97x90), com as brasileiras garantindo vaga na semifinal ao bater a Espanha por 92x87.

Na semifinal, em um jogo eletrizante, o Brasil não só jogou de igual para igual, como venceu a forte seleção dos EUA, por 110x107 e na final, a vítima, foi a China em uma partida marcada pela revanche. Se as chinesas venceram confronto na primeira fase, as brasileiras triunfaram no momento mais importante.

Embora a Rainha Hortência tenha se sobressaído, sendo a MVP do Mundial e a cestinha da competição, com 221 pontos, todas as integrantes da Seleção Brasileira forma fundamentais para a conquista.
Foi a coroação de uma brilhante geração que, dois anos, depois,viria a conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Hortência, Helen Luz, Adriana dos Santos, Leila Sobral, Magic Paula, Janeth Arcain, Roseli, Simone Pontello,Ruth, Alessandra Santos,Cintia Tuiú e Dalila, estão na história do basquete, como campeãs mundiais. Um grupo que fez o coração do torcedor brasileiro bater mais forte, no Dia dos Namorados.

Foto – Divulgação/CBB

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBB TEM CONTAS APROVADAS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

EM ASSEMBLEIA QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 26 FEDERAÇÕES, DOCUMENTO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE Pela primeira vez promovida de ma...

OS GRANDES PARCEIROS

OS GRANDES PARCEIROS
Tecnologia do Blogger.