Últimas Notícias
recent

FISIOTERAPEUTA DO ITUANO BASQUETE COMENTA SOBRE TEMPORADA 2020

AO MOMENTO DO ESPORTE, NINO FALA SOBRE OS DESAFIOS DE UM ANO ATÍPICO

Por Daniel Nápoli

Em uma temporada cheia de desafios devido à pandemia de Covid-19, em que focando apenas no esporte, todas as modalidades precisaram rever constantemente seus planejamentos, refletiu em diversos setores de uma equipe.

Dito isso, o Momento do Esporte conversou com Joberson Nicolas Moraes, o Nino, fisioterapeuta do Ituano Basquete, que fez uma análise do ano atípico, que contou com apenas uma partida pela LBF (Liga de Basquete Feminino), em março, e 13 jogos do Campeonato Paulista, no segundo semestre, com o estadual encerrado no último dia 19.

“Bom, iniciamos o ano com o objetivo de disputar a LBF. Nos preparamos no começo de fevereiro até o jogo contra o Santo André. Fizemos a primeira partida onde fomos derrotados em casa logo na estreia, mas foi um jogo bom. O peso da estreia em casa foi preponderante para a nossa derrota”, recorda.

Após o confronto diante do Santo André/APABA, chegou a pandemia e paralisou tudo por um grande período, cancelando o campeonato da LBF. Tudo q tínhamos trabalhado e ganhado na preparação foi perdido e com o isolamento social acabou que cada atleta teve q se exercitar em casa”, prossegue Nino.

“Em agosto com uma data definida para o início de setembro as atletas retornaram para Itu e assim retomamos nossa rotina com todas as restrições e recomendações de higiene para o Covid -19.

Conseguimos fazer uma preparação excelente para o campeonato e tivemos uns resultados bem satisfatório, mas sabíamos que nossa equipe poderia chegar longe e de fato fomos longe, até a final do Campeonato Paulista mais uma vez, onde encontramos a equipe do Vera Cruz muito forte e ajustada”, destaca.

“Num jogo único acabamos derrotados num jogo onde nossa equipe teve abaixo da média .e não fomos páreo suficiente para a equipe de Campinas. Acabamos derrotados e ficamos com o vice-campeonato mais uma vez. Enfim ,nossa temporada foi satisfatória, mas  faltou o título tão esperado por todos nós amantes do basquete”, analise.

Especificamente sobre sua função, Nino comenta os desafios de 2020. “Sabia que o índice de lesão seria grande e foi isso que aconteceu. Com o baixo ritmo das atletas ao longo da pandemia tivemos várias lesões que as atletas em si não estavam acostumadas, mas trabalhei forte neste sentido para recuperar e devolvê-las em tempo hábil para as quadras. Obtive bastante sucesso com isso”, afirma.

O fisioterapeuta enaltece a entrega da equipe. “Digo que dentro das possibilidades ainda que trabalhando bastante, tivemos jogadoras que não estavas 100% recuperadas e jogavam com dores mesmo que controladas, mas com dores e assim foi levando o campeonato até a final”.

Sobre a expectativa e planejamento para 2021, o profissional comenta. “Logo que a equipe for formada, sei que teremos muito trabalho pela frente. Precisamos fazer uma pré-temporada forte, visando os dois campeonatos (LBF e Paulista)  para não sermos surpreendidos no meio da temporada, proque são mais jogos. “

Nino aponta mais desafios. “Isso sem contar os Jogos Regionais e os Jogos Abertos, mas isso de certa forma é muito bom pra gente,  porque com mais partida, .a preparação tem q ser muito ‘top’ e isso dá ritmo de jogo, isso ajuda com o condicionamento das atletas ao longo do campeonato. Quanto mais condicionadas, menos lesões teremos”.

“As minhas expectativas são as mesmas de toda a equipe é comissão técnica, chegar nas finais das competições e ganhar os títulos para a nossa torcida e torcedores quer tanto nos apoiam e coroar de vez o nosso trabalho”.

O fisioterapeuta também aproveitou para falar sobre a saída de Antônio Carlos Barbosa, do cargo de técnico da equipe. “Isso me emociona bastante, porque sou da geração que assistiu a ascensão do Basquete Feminino, da Hortência, .Paula, Janeth, Marta, Branca e muitas outras lendas dessa época e o professor Barbosa sempre a frente comandando todas essas estrelas. Um homem de vários títulos, com um currículo invejável .e de repente me vejo lado a lado com um cara que sempre acompanhei pelas telas e sempre admirei”.

O profissional segue comentando. “No começo foi muito legal. cada treino, cada parada e cada pedido de tempo no jogo, ouvia as explicações e todas as resenhas com as atletas achava o máximo.e continuei deslumbrado até nossa última partida. Ele tem o basquete dentro do sangue, nasceu pra isso, está de parabéns por toda essa trajetória”, enaltece.

“A gente sabia q mais dias menos dias isso poderia acontecer (sua saída como treinador), mas não foi uma notícia que esperávamos receber tão logo assim e isso causou muita surpresa para todos. Não teremos mais ele no comando da equipe dentro das quadras, mas ainda desfrutaremos dos seus conhecimentos como dirigente e com certeza isso vai contribuir bastante para que alcancemos nossos resultados”.

Nino aproveito para deixar sua mensagem ao ídolo e agora ex-companheiro de comissão técnica. “Foi muito bom estar ao lado dessa lenda viva do Basquete Feminino Nacional e Mundial e aprender muito sobre basquete com o professor Barbosa, que aliás, formou nesses anos aqui em Itu vários outros treinadores também (risos)”.

“Minha admiração vai além das quadras, porque é uma pessoa que apesar de todos altos e baixos, sempre chegou aos treinos com alto astral e super animado. Professor Barbosa,

já era seu fã muito tempo atrás e agora aprendi a ser muito mais fã. Nesse período em que pudemos estar juntos nas quadras, nas viagens, nos hotéis ou alojamentos da vida que a rotina do Basquete nos proporcionou. Obrigado por ser essa pessoa de humildade ímpar, amigo e companheiro. Sucesso nesta nova jornada e empreitada”, conclui.

 

Fotos –  Daniel Nápoli/Juca Ferreira

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO: SUB-15 E SUB-17 NA FINAL DA COPA CONECTAFOOT

AS DUAS EQUIPES DO GALINHO ESTÃO NA FINAL DA COMPETIÇÃO COM MÉRITOS E AMPLAS CHANCES DE VENCER  Galera festeja gol do zagueiro/artilheiro ...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.