Últimas Notícias
recent

ARILZA CORAÇA: UMA LENDA DO BASQUETE FEMININO

NESTA QUINTA-FEIRA, EX-JOGADORA E ATUAL TREINADORA DO SANTO ANDRÉ/APABA, COMPLETA 70 ANOS DE VIDA


Por Daniel Nápoli

O basquete feminino nesta quinta-feira (18) celebra o aniversário de uma lenda da modalidade. Arilza Coraça, técnica do Santo André/APABA, completa 70 anos de vida, sendo 50 deles dedicados ao esporte no município andrense.

Única mulher no comando de uma equipe que irá disputar a Liga de Basquete Feminino (LBF) da temporada 2021, Arilza é símbolo de amor, perseverança e competência no esporte, seja qual for a sua função.

Sua trajetória em Santo André, teve início em 1971, quando chegou como atleta para defender a equipe do ABC, atuando por ela até 1985, quando se aposentou aos 34 anos de idade. Durante este período também defendeu a Seleção Brasileira, disputando o Mundial de 1975.

Durante décadas em Santo André, foi assistente de sua  saudosa e grande amiga Laís Elena Aranha no time Adulto, tendo uma parceria mais do que vitoriosa. Arilza também foi treinadora das categorias de base, faturando diversos títulos.

Após a aposentadoria de Laís, Arilza assumiu o comando do time Adulto, também sendo dirigente da equipe., nos anos 2010. Como técnica do Adulto, Coraça faturou o título Paulista de 2016. Na conquista da LBF da temporada 2010/2011, Arilza estava como auxiliar e Laís e nos títulos estaduais do time do ABC em 2017 e 2018, a ex-atleta era a assistente de Bruno Guidorizzi, porém sempre se mantendo no comando das categorias de base, que tem a tradição de revelar grandes nomes para o basquete feminino.

De volta ao comando da equipe principal, Arilza vem mantendo um legado de meio-século a serviço do esporte, com maestria. Para não deixar passar em branco o aniversário da treinadora, o Momento do Esporte traz depoimentos de profissionais que trabalham ou em algum momento trabalharam com Arilza no Santo André/APABA, em homenagem a profissional que ajudou a formar gerações de atletas que mantiveram viva a modalidade no país. Confira!

 

Simone Lima - Pivô


Uma mulher forte, perspicaz e lutadora! Gratidão por tudo, sempre! Peço que Deus derrame as mais lindas bênçãos ricamente sobre sua vida! Muito obrigada, por tudo!”

 

Aisha Amaral - Ala


“Parabéns para essa mulher incrível, sinônimo de garra e determinação .Aquela que está sempre na luta para dar o melhor aos atletas.

Obrigada por tudo que faz pelo Basquete Feminino, seja dentro ou fora das quadras. Muitas felicidades!!!”

 

Letícia Brandão - Ala


“A Arilza foi uma técnica muito importante na minha formação dentro do basquete, com ela pude ter a oportunidade de evoluir como jogadora pois com sua dedicação fazia com que os atletas obtivessem um bom resultado, admiro muito o trabalho dela e sempre serei grata por tudo. Obrigada Arilza, felicidades!!!”

 

Carol Ribeiro – Ala/Armadora


“Será minha primeira oportunidade de trabalhar com a Arilza, e eu estou muito animada e honrada com isso,  sempre ouvi muitas coisas boas sobre ela e sobre sua competência como técnica e tenho certeza que tenho muito a aprender e estou feliz demais em poder fazer parte dessa equipe e da história dela.”

 

Adriana Amado – Assistente técnica do time Adulto e técnica da Base


“Excelente profissional e grande pessoa. Agradeço pela oportunidade de aprender e trabalhar sob o olhar e ao lado de uma das grandes referências no BF. Desejo muita saúde e luz. Gratidão!”


Josiane Santana – Técnica da Base


“Primeiramente Feliz Aniversário muitos anos de vida e muita saúde para continuar fazendo este trabalho que a tanto tempo faz com amor pelo basquete feminino de Santo André  !!!  Muita gratidão por fazer parte desta equipe !!! Tenha um lindo dia. Beijos.”

 

Maria Rosa dos Santos - Fisioterapeuta


“Me sinto muito grata por ter trabalhado com a Arilza Coraça. A forma que ela atua dentro de quadra, suas atitudes, seu jeito de tratar as pessoas, seu olhar com o outro... são alguns pontos que levarei para o resto da vida. Foi um aprendizado muito grande conviver profissionalmente com a mesma. Seus exemplos me estimulam diariamente a ser uma pessoa melhor.”

 

Luciane Moscaleski – Preparadora Física

Arilza é uma pessoa acolhedora e cheia de energia e paixão pelo que faz. Minha palavra direcionada a ela é "Gratidão*. Desejo um abençoado aniversário e muita saúde e paz!!!

 

 

Márcia Regina - Psicóloga



Falar da Arilza é descrever uma amizade que já tem mais de três décadas; é falar de lealdade, de cumplicidade, respeito e empatia. Falar da Arilza é descrever o verdadeiro significado da Amizade, a qual eu tenho profundo carinho e eterna gratidão. Hoje o aniversário é dela, mas é ela o presente diário em minha vida!”

Com a colaboração de Maria Rosa dos Santos.


Fotos – Jorge Bevilacqua/Arquivo pessoal

 

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PERDE OUTRO ATACANTE PARA O DEPARTAMENTO MÉDICO

PABLO LESIONOU-SE EM UM TREINAMENTO NA SEMANA E DEVERÁ FICAR NO DM POR PELO MENOS SETE MESES   O atacante chegou em 2023 e marcou um gol c...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.